quarta-feira, 27 de abril de 2011
BOLLYWOOD EM PORTUGAL CONSUMO FANTASIA E ORIENTALISMO
SEMINÁRIOS CRIA 2010-2011
BOLLYWOOD EM PORTUGAL
CONSUMO FANTASIA E ORIENTALISMO
Inês Lourenço
2 de Maio, 18:00 h - 20:00 h, Sala C205, ISCTE-IUL
A Índia constitui na contemporaneidade uma referência central da moda cosmopolita europeia. O consumo das suas referências culturais é um fenómeno evidente da sociedade portuguesa, tal como noutros contextos europeus, que se expressa na procura crescente de produtos como o cinema, a literatura, a cozinha ou o vestuário, por uma secção da população, que encontra cada vez mais disponível no mercado nacional produtos culturais que integram aquilo que alguns autores designam como Indo-chic.
Centrada no fenómeno do consumo do cinema popular indiano e de elementos que lhe estão associados - como é o caso da dança - esta abordagem pretende analisar os usos sociais da cultura e do seu impacto na sociedade de consumo portuguesa.
Neste âmbito, a circulação e consumo deste tipo de produtos culturais de matriz indiana podem ser entendidos como impulsionadores de um novo orientalismo que reformula as antigas representações que, desde o romantismo alemão, exotizaram a Índia e as suas referências culturais.
No cinema Olympia, no Novocine, no Nacional, no São Jorge..na Beira...quem não se lembra destes filmes indianos.. de histórias de amor..cheio de fantasia e orientalismo.
"Aa Gale Lag Jaa" [1973] is an Indian Hindi film directed by Manmohan Desai.
Starring Master Tito, Shashi Kapoor, Sharmila Tagore, Shatrughan Sinha and Shubha Khote.
Music is by R.D. Burman.
Lyrics by Sahir Ludhianvi...........
Aa Gale Lag Jaa (1973)
Directed by Manmohan Desai. Starring Shashi Kapoor, Sharmila Tagore, Shatrughan Sinha. Singers Lata Mangeshkar, Kishore Kumar Music Director RD Burman, Jagdeep, Master Tito, Omprakash
domingo, 24 de abril de 2011
Os «Encontros dos Goeses da Beira e seus Amigos» na Grande Lisboa.
Partindo de um estudo de caso complexo, focámos o modo de produção de um dado património identitário (dos «Goeses da Beira», diasporizados em Moçambique e Portugal) e a importância que a sua defesa, reconstrução e relançamento tem nas estratégias de diferenciação interna e externa, bem como de aproximação, hibridação e competição, em contexto europeu pós-colonial.
Este estudo de caso é complexo porque se desenrola em diferentes níveis de consciencialização, associados a espaços e escalas temporais muito diferentes, e a diferentes gerações com vivêncas diversas, bem como à mobilização de processos de congregação segmentária que relançam a competição identitária entre Goeses.
Lucinda Fernandes Costa Fernandes
Consulte: http://run.unl.pt/handle/10362/4241
Os «Encontros dos Goeses da Beira e seus Amigos» na Grande Lisboa.
Subscrever:
Mensagens (Atom)